Povos Indígenas do Espirito Santo
Inicialmente, as terras do atual Espirito Santo eram habitadas por diversos povos indígenas, todas pertencentes ao tronco Tupi; as tribos do interior eram chamadas de Botocudos, sendo-lhes atribuído comportamento hostil e belicoso, além da prática de antropofagia. No litoral, as tribos também eram hostis, porém de hábitos um pouco diferentes.
Na região Sul do atual estado e na região da serra do Caparaó, as tribos não eram hostis, e o seu nome deriva de seu hábito de levar os visitantes para "ouvir o silêncio" da Serra do Castelo. As demais tribos eram os aimorés e os goitacás.Na região norte do Espírito Santo várias tribos ocupavam as regiões do Vale dos rios Cricaré e rio Doce, entre eles Tupinambás, Pataxós, Maxacalis e Botocudos que emigraram de Minas Gerais e ocuparam toda essa região. Estes últimos foram os mais massacrados devido a sua não aceitação de contato com o homem branco.
Território
Atualmente Aracruz é o único município capixaba que possui índios aldeados no estado do Espírito Santo, com duas etnias: Tupiniquim e Guarani. Atualmente são nove aldeias assim distribuídas: quatro guaranis e cinco tupiniquins. Os Guaranis, que vieram do sul do País na década de 60, mantêm suas características como: a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais. Já os Tupiniquins, que são remanescentes do município de Aracruz, devido ao contato com o homem branco, perderam algumas de suas características, porém mantiveram os grupos culturais como referência da sua cultura.
Guarani
Os indígenas Guarani possuem cultura milenar, baseada em sua ancestralidade histórica, política e organizativa: "ñanderekó, nanderekó, arandu" é sua visão de mundo, sua cosmologia, seu jeito de ser. Dotados de extrema espiritualidade, usufruem dela como sua autêntica religião que séculos e séculos, o sistema político por um lado, e jesuítico por outro, tentou deflagrar, apesar das boas intenções. Povo "combativo e guerreiro", nas suas convicções culturais, detém conhecimentos ancestrais da mais elevada categoria, baseados na língua indígena, também chamada Guarani, preservada até os dias de hoje, após sofrer milhares de pressões, políticas, econômicas e ético-culturais.
O Guarani tem como essência de vida, isto é, sua marca étnica, a grande prática do "caminhar" que significa em língua guarani "guata". O caminhar significa também evoluir e fortalecer-se espiritualmente. Essa prática do caminhar, faz parte do movimento migratório dos guarani desde o tempo da colonização. Esse caminhar constante é justificado pelo yvý opa, a busca da terra sem males, que aqui definimos como uma terra que os permita viver com dignidade, sem interferências paternalistas, enfim, um paraíso mítico de sua ascendência.
Tupiniquim
Os tupiniquins, também chamados tupinaquis, topinaquis e tupinanquins,são um grupo indígena brasileiro pertencente à nação tupi. Eles habitavam, por volta do século XVI, duas regiões do litoral do Brasil: o sul do atual estado da Bahia e o litoral do atual estado de São Paulo entre Cananéia e Bertioga, além da zona de campos no topo da serra ao lado desta última região. Foram o grupo indígena com o qual se deparou a esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral, em 23 de abril de 1500. Atualmente, habitam três terras indígenas no município de Aracruz, no norte do estado do Espírito Santo, no Brasil
Áreas onde se localizam
Referencias
http://www.partes.com.br/ed26/reflexao.asp
https://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Esp%C3%ADrito_Santo
Olá , gostei muito do conteúdo.Parabéns.
ResponderExcluirótimo conteúdo.Parabéns
ResponderExcluirbosta
ResponderExcluirNão gostei muito
ResponderExcluirParabéns.
ResponderExcluiralguém manda a conclusão disso tudo ae p trabalho da escola
ResponderExcluirmuito bom.
ResponderExcluirDemais,gostei muitooooooo
ResponderExcluirótimo
ResponderExcluirOi legal e mais ou menos
ResponderExcluir😏🙄😋😚
Me ajudem com uma conclusão disso tudo .sobre os índios.dó espírito santo
ResponderExcluirAlguém Manda a conclusão desse texto ae!
ResponderExcluirparabéns! eu gostei da matéria postada,isso mostra o quanto é importante o computador.
ResponderExcluirCurti muito
ResponderExcluirObrigado pelas informações!
ResponderExcluirEstou trabalhando com o 9º anos povos massacrados da Oceania e resolvi apresentar um pouco mais dos povos brasileiros, e tudo foi útil.
Obrigado!
Conclusão: já existiam um povo indígena nesse país e Cabral com sua esperteza,disse:Que descobri o Brasil.
ResponderExcluirmano eu so aosizmxdfsiuldtnrhx zsxeu so quero saber as influencias ;-;
ResponderExcluir